Jubileu de Prata – 25ª Convenção Nacional da MEPB

A 25ª Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil comemora o “Jubileu de Prata” dos encontros nacionais da Denominação e consagra vitoriosa a epopeia eclesiástica do casal missionário norte-americano, Harland e Hazel Granham, na construção de uma nova igreja pentecostal no Brasil para a evangelização e pregação da palavra de Deus. No ano em que completa 78 anos de existência e atuação, a MEPB registra em sua história momentos importantes de uma igreja que se tornou referência no universo cristão brasileiro pelo vanguardismo de suas ações de evangelização, sem afastar-se da doutrina pentecostal clássica.

Ao todo, desde sua criação, em 1939, na cidade de Manaus, capital do Amazonas, pelo casal Harland e Hazel Grahan, a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizou 24 reuniões nacionais ordinárias e três extraordinárias, cuja a de maior impacto foi a segunda, em fevereiro de 1990, durante a gestão do então presidente reverendo Rex Stuckless. Nessa reunião foi alterado substancialmente o Estatuto da Denominação, além de cunhar um novo conceito para o encontro nacional e outra formação diretiva para comandar a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil.

No ato de sua fundação, em Manaus, a Denominação originalmente recebeu o nome de “Missão Evangélica”, depois incorporou a palavra “Pentecostal”, tornando-se Missão Evangélica Pentecostal até maio de 1965 quando foi oficialmente registrada no 2º Cartório, em Recife, Pernambuco, como Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, passando a ter existência jurídica após 26 anos atuando de fato em cinco estados brasileiros: Amazonas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco. A sede nacional da MEPB, nessa época, era em Recife onde permaneceu até sua transferência definitiva para Natal, no Rio Grande do Norte. Durante 10 anos (1955/1965) a MEPB tornou-se conhecida como “Tenda Catedral” por realizar seus cultos em uma tenda circense no bairro do Alecrim, em Natal.

Após ganhar personalidade jurídica, a MEPB realizou, já no final de 1965, sua primeira reunião oficial nacional chamada na época de Supremo Concílio e que produziu a primeira reforma em seu Estatuto adequando-o para a realidade vivida pela Denominação e o momento institucional do país. Também foi realizada a primeira eleição para o corpo diretivo nacional, com mandato de dois anos (ampliado para 4 anos na convenção de 2005), cujo presidente eleito foi o missionário Harland Granham, fundador da Denominação. Ele dirigiu oficialmente a MEPB por nove anos, em consecutivas reeleições no período entre 1965 a 1974, embora nos anos anteriores a institucionalização da Missão, Harland Granham atuou sempre como dirigente máximo da nova igreja pentecostal brasileira.

A grande mudança ocorreu durante a gestão do presidente Rex Stuckless, entre 1987 a 1993, com a convocação extraordinária da Convenção Nacional. Foram aprovadas alterações profundas na organização jurídica da Denominação a começar pela mudança do nome do corpo diretivo da MEPB. As reuniões denominadas por Convenção Nacional continuaram a ser realizadas nos prazos estabelecidos inicialmente, mas a estrutura diretiva da Missão foi enxugada e sua denominação passou de Supremo Concílio para Diretoria Nacional. Foi criado o Concílio Nacional para analises e decisões em casos excepcionais com reunião ordinária de dois em dois anos. Também registrou alterações na hierarquia eclesiástica com uma nova formação e nomenclatura no credenciamento dos pastores incorporando os termos: Ministros Consagrados e Licenciados.

As convenções nacionais da MEPB são realizadas, atualmente, de quatro em quatro anos e tem como objetivo principal a eleição da Diretoria Nacional. Além da eleição dos novos Diretores dos Departamentos Nacionais, a reunião dos Convencionais da Missão também debate propostas de alterações em sua estrutura organizacional, analisa e discute os relatórios dos departamentos, e implementa alterações Estatutárias e Regimentais. Há também a parte de louvor e adoração com cultos nos períodos noturnos sempre com a presença de um convidado especial para pregação, abordando um tema previamente escolhido. A Convenção Nacional da MEPB geralmente acontece durante três dias, em finais de semana, em local previamente definido pela Direção Nacional.

Participam da Convenção Nacional os delegados enviados pelas Igrejas emancipadas ( representando 2% da membresia) e ministros consagrados e licenciados das igrejas que compõem a delegação de cada estado onde a MEPB está instalada e atuando. Atualmente a Missão está presente em 21 estados brasileiros e tem sua sede na capital do Rio Grande do Norte, Natal, no bairro da Cidade da Esperança, onde funciona o conceituado seminário teológico do Estado: Seminário Teológico Harland Granham. Este ano, a 25ª Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil acontece no mês de abril, período de 13 a 16, no município de Nísia Floresta, região Metropolitana de Natal, a pouco mais de 40 quilômetros da capital do Rio Grande do Norte.

Em seus quase 78 anos de atuação a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizou 24 Convenções e teve oito presidentes nacionais desde sua institucionalização, em 1965, como sociedade civil, religiosa, filantrópica e educacional. Vários presidentes foram reeleitos para novos mandatos, alguns sucessivamente e outros em períodos distintos. O fundador da Denominação pastor Harland Edwin Granham (1967/1974) foi o primeiro presidente oficial, os outros pastores que presidiram a MEPB foram: Willian David Mercer (1975/1976); Aldo Augusto da Rocha (1977/1983); Manoel Soares Filho (1983/1986); Izirlei Vieira Guimarães (1986/1987); Rex Joseph Jerry Stuckless (1987/1993); Manoel Soares Filho (1993/1999); e José Azemar Luna Sales (1999/2017).

Veja nos quadros a seguir um resumo sobre as Convenções Nacionais da MEPB, as diretorias eleitas e as principais decisões tomadas nas reuniões nacionais. As informações refletem a fidelidade das atas registradas em cada convenção e foram copiladas pelo pastor Manoel Soares Filho num trabalho criterioso e em total sintonia com a veracidade das informações.

 

I Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 27/01/1966 a 29/01/1966.

 

- Local: Natal RN, no templo da Igreja situada no bairro do Alecrim. À Av. Pte. Bandeira, 603.

- Essa primeira Convenção Nacional teve sua mesa diretora presidida pelo Missionário Harland Edwin Graham.

- Supremo Concílio eleito nessa Convenção: Presidente: Harland Edwin Graham; Vice-presidente: João Pedro dos Santos; Primeiro Secretário Hazel Evelyn Graham; Segundo Secretário: Júlio Salustiano da Silva; Primeiro Tesoureiro: Harold Wesley Matson; Segundo Tesoureiro: Aldo Augusto da Rocha; Oficiais Complementares: Amy Beatrice Matson; Manuel Rodrigues Lopes e Cícero Bezerra.

 

Principais assuntos tratados:

 
- Consolidação e aprovação do Estatuto da Instituição que, recebe oficialmente o nome de Missão Evangélica Pentecostal do Brasil;
 

II Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 01/11/1967 a 03/11/1967.

 
Essa segunda Convenção Nacional teve sua mesa diretora presidida pelo Missionário Harland Edwin Graham.

- Local: Natal RN, no templo da Igreja situada no bairro do Alecrim, à Av. Presidente Bandeira, 603.

- Supremo Concílio eleito nessa Convenção: Presidente: Harland Edwin Graham; Vice-presidente: João Pedro dos Santos; Primeiro Secretário Hazel Evelyn Graham; Segundo Secretário: Aldo Augusto da Rocha; Primeiro Tesoureiro: Júlio Salustiano da Silva; Segundo Tesoureiro: Antônio Marques da Fonseca. Oficiais Complementares: Manuel Rodrigues Lopes, João Amaro da Silva e Cícero Bezerra.

 

Principais assuntos tratados:

 

- Criação de um departamento nacional para orientar a Escola Bíblica Dominical em toda a denominação.

- Estabelecimento para a agremiação de mocidade em nível nacional do nome de Embaixadores Pentecostais

- Comunicação feita pelo Missionário Harold Wesley Matson sobre a criação e estabelecimento de uma Escola Bíblica e Profissional do Nordeste, na cidade de Recife – PE. (hoje, Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste).
 

III Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 21/11/1968 a 23/11/1968.

 
- Essa terceira Convenção Nacional teve sua mesa diretora presidida pelo Missionário Harland Edwin Graham.

- Local: João Pessoa – PB, no templo da Igreja situada no bairro da Torre, à Rua Barão de Mamanguape, 602.

- Supremo Concílio eleito nessa Convenção: Presidente: Harland Edwin Graham; Vice-presidente: João Pedro dos Santos; Primeiro Secretário Hazel Evelyn Graham; Segundo Secretário: Aldo Augusto da Rocha; Primeiro Tesoureiro: Harold Wesley Matson; Segundo Tesoureiro: Júlio Salustiano da Silva. Oficiais Complementares: Amy Beatrice Matson, Antônio Rodrigues e Antônio Marques da Fonseca.

 

Principais assuntos tratados:

 
- Aperfeiçoamento de estatutos e regimentos internos da denominação

- Declaração como membros vitalícios e beneméritos do Supremo Concílio os Missionários fundadores Harland Edwin Graham e Harold Wesley Matson.
 

IV Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 22/02/1971 a 24/02/1971.

 
- Local: Templo da MEPB no bairro de Pte. Kennedy – Fortaleza – CE

- Essa quarta Convenção Nacional teve sua mesa diretora presidida pelo Evangelista Aldo Augusto da Rocha.

- Supremo Concílio eleito: Presidente: Harland Edwin Graham; Vice Presidente: Harold Wesley Matson; Supervisor: João Pedro dos Santos; Secretário: Samuel Dionízio Veras; Tesoureiro: Jammes Culham. Oficiais complementares: Aldo Augusto da Rocha, José Francisco e Eliezer Alves de Oliveira.

 

Principais assuntos tratados:

 
- Criação de um Departamento Nacional de Missões;

- Reafirmação de que as primeiras fontes missionárias da MEPB são: Church by the side of the Road e a Little Chapel of Seattle;

- Resolução de que novas fontes missionárias para a Missão somente poderão adquirir essa condição a partir de convite oficial feito pelo Supremo Concílio da MEPB;

- Discussão, votação e aprovação do Regimento Interno das Igrejas locais (anteprojeto apresentado pelo Mis. Jammes Culham);

- Inclusão no Estatuto Geral da Denominação do Credo da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, como Capítulo Especial.

- Estabelecimento da idade mínima de quinze anos para um membro da Igreja poder ser indicado como delegado a uma Convenção Nacional;

- Definição sobre o batismo por imersão em águas como a principal forma para admissão de membros à MEPB;

- Estabelecimento da idade mínima de doze anos para poder se tornar membro da Missão.
 

V Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 22/02/1973 a 24/02/1973.

 
- Local: Templo da Igreja Betânia, em Recife – PE.

- Essa V Convenção Nacional teve sua mesa diretora presidida pelo Pr. Aldo Augusto da Rocha

- Supremo Concílio Eleito nessa Convenção: Presidente: Harland Edwin Graham; Vice-Presidente: João Pedro dos Santos; Supervisor: William David Mercer; Secretário: Aldo Augusto da Rocha; Tesoureiro: Dennis Wesley Matson; Oficiais Complementares: Antônio Pereira Filho, Antônio Pereira Simas Júnior e Eliezer Alves de Oliveira

 

Principais assuntos tratados:

 
- Foi estabelecido que podem votar nas convenções nacionais além dos delegados de cada Estado todos os credenciados daquele estado;

- Criação do Regimento Interno dos Campos Regionais;
 

VI Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 09/02/1975 a 11/02/1975.

 
Local: Tempo da MEPB no bairro da Torre, à Rua Barão de Mamanguape, 602- João Pessoa - PB.

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Pb. Alberto Guedes de Souza

Supremo Concílio eleito: Presidente: Wiliam David Mercer; Vice-presidente: João Pedro dos Santos; Supervisor: Aldo Augusto da Rocha; Secretário: Alberto Guedes de Souza; Tesoureiro: José Daniel. Oficiais Complementares: Dennis Wesley Matson, Antônio Pereira Filho e Harold Wesley Matson.

 

Principais assuntos tratados:

 
- O Missionário Harland Edwin Graham usou a palavra para lembrar aos convencionais que já estava à frente da direção nacional da MEPB há mais de 32 anos; e, de alguma forma, deu a entender que já era tempo de se escolher uma nova direção. À vista disso os com convencionais declararam um voto de apreço e de gratidão pela longa gestão do Mis. Harland não só no exercício dessa função, mas, também por toda a obra que tanto ele como a Mis. Hazel Evelyn Graham haviam desenvolvido no Brasil desde o longínquo ano de 1939. Esse voto foi devidamente registrado nos anais da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil;
 

VII Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil

 
I CONVENÇÃO NACIONAL EXTRAORDINÁRIA da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 28/02/1976 a 29/02/1976. Observação importante: embora esta tenha sido uma Convenção Extraordinária (a primeira), ela veio a ser contada no cômputo geral das convenções como sendo a VII Convenção Nacional.

- Local: Templo da MEPB/Alecrim, à Av. Presidente Bandeira, 603, em Natal – RN. Por ser uma Convenção Nacional Extarordinária, para tratar de assuntos específicos, não houve nela eleição para cargos diretivos.

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Miss. Harland Graham.

- Assunto tratado: Revisão do sistema financeiro vigente na organização para incluir no Regimento Interno das Igrejas Locais um item pelo qual a partir dessa Convenção Extraordinária as Igrejas Locais se obrigam a recolher mensalmente à Tesouraria do Supremo Concílio o porcentual de 5% (cinco por cento) de sua arrecadação bruta. Aprovado esse item, após ampla discussão e posterior aprovação, a Convenção foi encerrada.
 

VIII Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 20/02/1977 a 22/02/1977.

 
- Local: Tempo Central da MEPB em Recife, situado à Rua Beberibe, 530 – Recife – PE.

- A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Pr. Aldo Augusto da Rocha

Supremo Concílio eleito: Presidente: Aldo Augusto da Rocha; Vice-presidente: João Pedro dos Santos; Supervisor: Dennis Wesley Matson; Secretário: Moisés Francisco de Oliveira; Tesoureiro: Thomas William Fodor. Oficiais Complementares: William David Mercer, Antônio Pereira Filho, Harold Wesley Matson e Harland Edwin Graham

 

Principais assuntos tratados:

 

- Definição regimental dos vários níveis de julgamento para diferentes membros e credenciados.

- Reconhecimento das Assembleias Pentecostais do Canadá como fonte missionária da MEPB, a convite dela.

- Foi feito pela Convenção Nacional um pedido às assembleias Pentecostais do Canadá que o patrimônio do Instituto Bíblico Pentecostal do Nordeste (antiga Escola Bíblica e Profissional do Nordeste) fosse incorporado ao patrimônio da MEPB. Esse assunto ficou de ser estudado tanto pela Direção do Instituto, como pela (PAOC).

- Formação de uma comissão para discutir e aperfeiçoar o Credo da MEPB.

- Apresentação de um voto de gratidão ao casal Graham pelos mais de trinta anos servindo à Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil.
 

IX Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 25/02/1979 a 27/02/1979.

 
- Local: Instituto Bíblico Pentecostal do Nordeste, no bairro de Encruzilhada - Recife – PE, à Rua Marechal Deodoro, 112.

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Pr. Aldo Augusto da Rocha

Supremo Concílio eleito: Presidente: Aldo Augusto da Rocha; Vice-presidente: João Pedro dos Santos; Supervisor: William David Mercer; Secretário: Nelson Monteiro da Silva; Tesoureiro: Dennis Wesley Matson. Oficiais Complementares: Harold Wesley Matson, Antônio Pereira Filho, Félix Panta e Eliezer Alves de Oliveira.

 

Principais assuntos tratados:

 
- Nova discussão sobre como a questão da Lei do Divórcio e a MEPB. Mais uma vez o assunto foi longamente debatido e não se chegou a uma conclusão a respeito, resolvendo-se que o Supremo Concílio forme uma comissão especial para debater o assunto, a fim de preparar um relatório para ser apresentado à próxima Convenção Nacional.

- Estabelecimento do seguinte critério para credenciamento de obreiros em nível nacional nas seguintes posições eclesiásticas: Consagração a evangelistas e pastores por meio de imposição de todos os pastores presentes à reunião e Proclamação de Missionárias (sem imposição de mãos) ficando entendido que as missionárias não poderão exercer funções pastorais, entretanto, terão direito a voto nas Convenções nacionais à semelhança dos demais credenciados e não apenas quando arroladas na condição de delegadas em uma delegação estadual ou regional.

- Aprovação da decisão sobre a não aceitação como membros da MEPB pessoas que fazem parte de sociedades secreto-filosóficas tais como Maçonaria, Roza Cruz e que tais.

- Criação de um culto dedicado ao tema Missões a ser realizado em um dia de domingo em todas as igrejas da MEPB. Quanto à frequência com que esse culto deva a ser feito não se chegou inteiramente a uma conclusão.

- Estabelecimento da obrigatoriedade de celebração de contratos de comodato para uso por pessoas físicas e jurídicas de imóveis pertencestes ao patrimônio móvel da MEPB, sendo o caso de edifícios, casas para zelador de igrejas, cantinas e que tais.
 

X Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 28/02/1981 a 03/03/1981.

 
- Local: Templo da MEPB em Natal – RN, no bairro do Alecrim, sito à Av. Presidente Bandeira, 603.

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Pr. Aldo Augusto da Rocha

- Supremo Concílio eleito: Presidente: Aldo Augusto da Rocha; Vice-presidente: Moisés Francisco de Oliveira; Supervisor: Thomas William Fodor; Secretário: Nelson Monteiro da Silv; Tesoureiro: Francisco Costa. Oficiais Complementares: Antônio Pereira Filho, João Pedro dos Santos, Eliezer Alves de Oliveira e Harold Wesley Matson.

 

Principais assuntos tratados:

 
- Nova discussão do assunto O Divórcio e a Igreja. Após longas considerações e pela falta de consenso, a matéria retornou ao Supremo Concílio para reestudo e apresentação na próxima Convenção Nacional.

- Modificação no Regimento Interno dos Campos Regionais, estabelecendo um tempo mínimo para que obreiros advindos de outras igrejas evangélicas possam concorrer a determinados cargos na MEPB;

- Reafirmação sobre a não aceitação como membros da MEPB de pessoas que façam parte de sociedades secretas como Maçonaria, Rosa Cruz e que tais;

- Estabelecimento da obrigatoriedade de celebração de Contratos de Comodato parauso por terceiros de certos imóveis pertentes a MEPB;
 

XI Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 13/02/1983 a 15/02/1983.

 
- Local: Auditório do Colégio Estadual Monsenhor Hélio Campos, no bairro Cristo Redentor, em Fortaleza – CE.

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Pr. Aldo Augusto da Rocha

Supremo Concílio eleito: Presidente: Manoel Soares Filho; Vice-presidente: Moisés Francisco de Oliveira; Supervisor: Rex Joseph Jerry Stuckless; Secretário: Misael Lins da Silva; Tesoureiro: Alberto Guedes de Souza. Oficiais Complementares:

 

Principais assuntos tratados:

 

- Modificações no Regimento Interno das Igrejas Locais;

-Criação de departamentos nacionais de Serviço Social, Missões e Evangelismo, de Educação Religiosa, de Senhoras e de Mocidade;

- Decisão de que os Superintendentes de Campos Regionais passam a ter assento e voto no Supremo Concílio como Oficiais Complementares.
 

XII Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 17/02/1985 a 19/02/1985.

 
- Local: Colégio Estadual Raul Córdula, Rua Juarez Távora, S/N – João Pessoa - PB

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Pr. Manoel Soares Filho

Supremo Concílio eleito: Presidente: Manoel Soares Filho; Vice-presidente: Izirlei Vieira Guimarães; Supervisor: Aldo Augusto da Rocha; Secretário: João Bosco Ferreira; Tesoureiro: José Ivan Sales Moreira. Diretores de Departamentos Nacionais (em substituição aos antigos Oficiais Complementaes, conforme resolvido na Convenção Nacional antecedente): José Ivan Sales Moreira, Esvão Chaloner e Maria de Fátima Sobrinho Monteiro.

 

Principais assuntos tratados:

 
- Revisão e mudanças em documentos normativos da organização.

-Menção feita pelo Supervisor sobre os trabalhos recém abertos em São Paulo e em Barra do Corda, no estado do Maranhão, onde se recebeu de uma denominação que se agregara à MEPB, um templo, onde já estão acontecendo os trabalhos da novel igreja local.

- Apresentação de um voto de pesar pelo falecimento da Missionária Lídia da Silva Alves que muito se destacara por longos anos como uma excelente, intrépida e competente evangelizadora de crianças.
 

XIII Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 28/02/1987 a 03/03/1987.

 
- Local: Seminário Palavra da Fé – Fortaleza - CE ( Posteriormente teve seu nome mudado para Seminário Teologico Pentecostal do Ceará – STPC).

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Pr. Izirlei Vieira Guimarães

Supremo Concílio eleito: Presidente: Rex Joseph Jerry Stuckless; Vice-presidente: Moisés Francisco de Oliveira; Supervisor: João Pedro dos Santo; Secretário: Edson Leite; Tesoureiro: Misael Lins da Silva. Diretores de Departamentos Nacionais: Aldo Augusto da Rocha (Evang. E Mis.), Thomas William Fodor (Educação Religiosa), Rita Easton Stuckless (Assistência Social)

A XIII Convenção Nacional teve início com a solenidade de inauguração do edifício onde passaria a funcionar o Seminário Palavra da Vida, cuja faixa inaugural foi cortada pelo Reverendo Kim, Superintendente do trabalho Missionário em Terra Nova, no Canadá e pertencente aos quadros da PAOC. Esse edifício ora inaugurado passou a ser o lugar de hospedagem dos convencionais. Logo após a presente XIII Convenção Nacional o Seminário iniciaria sua missão de formar obreiros capacitados para a obra do Senhor.

 

Principais assuntos tratados:

 

- Aprovação em plenário que, clara e terminantemente, a MEPB se posiciona contrariamente à chamada Teologia da Libertação, uma vez que esse movimento é muito mais uma ideologia baseada principalmente no marxismo, do que uma teologia; e de que, semelhantemente, é recomendada extrema cautela quanto ao “Movimento Carismático” promovido pela Igreja Católica Romana, por causa da utilização de claros desvios doutrinários no que respeita ao Batismo com o Espírito Santo.

- Outro assunto abordado durante essa convenção tratou da conveniência ou não de a Missão passar a ter um Seminário Teológico na cidade de Fortaleza. Após longo debate, ficou acertado que o seminário deveria, sim, existir e que as tratativas para seu funcionamento fossem feitas pelos pastores Rex Joseph Jerry Stuckless e Aldo Augusto da Rocha.
 

XIV Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 05/02/1989 a 07/02/1989.

 
- Local: Colégio Agnus – Recife - PE

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Pr. Alberto Guedes de Souza

Supremo Concílio eleito: Presidente: Rex Joseph Jerry Stuckless; Vice-presidente: Nelson Monteiro da Silva; Supervisor: Moises Francisco de Oliveira; Secretária: Yeda Maria de Lima Cruz; Tesoureiro: Misael Lins da Silva.

 

Principais assuntos tratados:

 

- Apresentado e encaminhado ao Concílio o ante – projeto de alteração Estatutária.

- Apresentação de relatórios e prestações de contas dos diversos órgãos diretivos da Denominação.

- Exposição especial feita pelo Missionário Bill Mercer sobre o trabalho que vem desenvolvendo na África, mais precisamente em Moçambique, pais que embora tenha como idioma oficial o Português, por seu povo se constituir diversas etnias, falam conjuntamente ao seu idioma oficial cerca de cinquenta dialetos distintos. Essa obra é feita em parceria com as assembleias de Deus de Moçambique.

- Credenciamentos e descredenciamento de Ministros.
 

XV Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil realizada de 09 /02 /1991 a 12 /02/1991.

 
- Local: Escola de 1º Grau Professora Antônia Rangel de Farias – João Pessoa - PB

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Pr. Manoel Soares Filho

Diretoria Nacional eleita: Presidente: Rex Joseph Jerry Stuckless; Vice-presidente: João Pedro dos Santos; Secretário Executivo de Missões: Maria de Fátima Sobrinho Monteiro; Secretário: José Azemar Luna Sales; Tesoureiro: Everaldo Buarque da Silva. Diretores de Departamentos Nacionais: Rosana Dias (Educação Religiosa), Marluce Silveira Monteiro (Assistência Social), Joseli Conserva (Mocidade) e José Jaime Monteiro (Patrimônio).

 

Principais assuntos tratados:

 

- Reconhecimento de que as ministras consagradas podem exercer ilimitadamente todas as Eclesiásticas próprias do quadro de ministros e ministras consagrados da MEPB.

- Apresentação, discussão, aprovação e imediata implementação do Regimento Interno da Convenção Nacional.

- Apresentação, discussão e aprovação do Regimento Interno da Diretoria Nacional.

- Apresentação, discussão e aprovação do Regimento Interno da Igreja Local.
 

XVI Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil: de 20 /02 /1993 a 22/02/1993.

 
- Local: Seminário Teológico Pentecostal do Ceará – Jacarecanga – Fortaleza – CE.

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Pr. Manoel Soares Filho

Diretoria Nacional eleita: Presidente: Manoel Soares Filho; Vice-presidente: Moisés Francisco de Oliveira; Secretário Executivo de Missões: Rex Joseph Jerry Stuckless; Secretário: José Azemar Luna Sales; Tesoureiro: Everaldo Buarque da Silva. Diretores de Departamentos Nacionais: Misael Lins da Silva (Educação Religiosa e Secular, Miriam Matúlio (Assistência Social e Senhoras), Joseli Conserva (Mocidade) e Francisco Costa (Patrimônio).

 

Principais assuntos tratados:

 

Observação: Pela primeira vez aparece em atas de Convenção Nacional as novas designações dos seguintes departamentos: “Educação Religiosa e Secular” e “Assistência Social e Senhoras”.

- Foi feito um aleta à MEPB sobre o “pouco caso que se tem feito quanto à regularização de documentos patrimoniais, mormente, daqueles relativos a bens imóveis, por se ter observado que muitos são carentes de escritura pública registrada em cartório ou documentos legais de doação; e, ainda, a necessidade da apresentação” relatórios patrimoniais confiáveis.

- Revisão e modificações em documentos normativos (regimentos internos em níveis Regional e de Igreja Local).

- Adoção da Revista da Escola Bíblica Dominical, iniciada pelo pastor Misael Lins da Silva e sua equipe de escritores, na MEPB/Alecrim – Natal – RN; como de âmbito nacional, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Educação Religiosa e Secular.

- Deliberação de que normas Regulatórias para criação de congregações fosse encaminhada à apreciação do Concílio Nacional.

- Estabelecimento de que “candidatos a credenciamento por consagração precisam ter um curso bíblico regular de escola bíblica ou assemelhados e ter, no mínimo, um ano de ministério como Ministro Licenciado e ser batizado com o Espírito Santo, com a evidência do ‘falar em línguas’ como registra o Credo da denominação”.
 

XVII Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil: de 25 /02/1995 a 22/02/1995.

 
- Local: Natal – RN, na Escola Estadual de 1º e 2º graus, Desembargador Floriano Cavalcante, Mirasol.

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Pr Manoel Soares Filho

Diretoria Nacional eleita: Presidente: Manoel Soares Filho; Vice-presidente: José Ivan Sales Moreira; Secretário: Elineuza da Silva Alves; Tesoureiro: José Lucidete Araújo do Nascimento; Secretário Executivo de Missões: Rex Joseph Jerry Stuckles. Diretores de Departamentos Nacionais: Misael Lins da Silva (Educação Religiosa e Secular), Maria de Fátima Sobrinho Monteiro (Senhoras e Assistência Social), Valdejane Ramos do Nascimento (Mocidade) e Everaldo Buarque da Silva (Patrimônio).

 

Principais assuntos tratados:

 

- Proposta para criação de uma bandeira oficial para a MEPB, cujo modelo foi apresentado pelo Pr. Aldo Augusto da Rocha. Após discussão o modelo não foi aceito, embora tenha ficado sendo utilizado até que outro modelo fosse aprovado. Nomeou-se, então uma comissão especial para tratar do assunto e apresenta-lo em outra Convenção Nacional.

- Anúncio de que a obra missionária, apesar das dificuldades enfrentadas, está crescendo e que as ofertas de origem nacional já superaram no ano de 1994 as provindas das fontes missionárias do exterior.

- O Presidente da Dir. Nac. informou que agora cada Igreja Local terá seu próprios CNPJ sequencial.

- Modificações em vários dos documentos normativos em níveis regional e de igrejas Locais.

- Oficialização da obrigatoriedade de as Igrejas Locais recolherem em uma Caderneta de Poupança de seu pasto, mensalmente, 8% (oito por cento) de seus ganhos como um Fundo de Reserva por Tempo Ministerial, somente resgatável pelo titular sob condições especificadas no Regimento Interno da Igreja local.
 

XVIII Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil: de 08/02/1997 a 11/02/1997.

 
- Local: - A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Min. Manoel Soares Filho

Diretoria Nacional eleita: Presidente: Min. Manoel Soares Filho; Vice-presidente: Min. José Ivan Sales Moreira; Secretário: Min. Tertuliano Augusto Viana; Tesoureiro: Min. Elineuza da Silva Alves; Secretário Executivo de Missões: Rex Joseph Jerry Stuckless. Diretores de Departamentos Nacionais: Min. Misael Lins da Silva (Educação Religiosa e Secular), Min. Valdejane Ramos do Nascimento (Mocidade), Min. Libânio Rodrigues da Cunha (Patrimônio), Min. Rita Evelyn Stuckless (Senhoras) e Min. Maria de Fátima Sobrinho Monteiro (Assistência Social)

 

Principais assuntos tratados:

 

-Comunicação feita pelo Min. José Azemar Luna Sales (Superintendente do Campo Regional do Amazonas) do Instituto de Teologia do Amazonas (ITAM).

- No relatório do Dpto. de Patrimônio, além de sua prestação de contas, foi comunicado a “quase perda” de um imóvel em Garanhuns – PE, por falta de escrituração pública e que, para resolver o impasse, a Dir. Nac. autorizara a venda do imóvel, processo que está em andamento. Foi apresentada aos convencionais a Escritura pública do templo da MEPB/Ibura – Recife – PE.

- Conforme determinado na XVII Convenção Nacional, foi apresentado um modelo aperfeiçoado da Bandeira Oficial da MEPB; e os convencionais aprovaram uma autorização para que a nova Diretoria Nacional eleita providenciasse os ajustes técnicos e heráldicos do modelo apresentado (sem descaracterizá-lo) e que voltasse a apresenta-lo na XIX Convenção Nacional.

Desmembramento do Departamento de Senhoras e Assistência Social em dois, a saber: Departamento de Senhoras e Departamento de Assistência Social.

- Com a criação do Departamento de Assistência Social, foi resolvido que a parirdessa resolução, o Orfanato Lírio do Vale passaria a ser-lhe diretamente subordinado e que sua Diretoria deveria reportar-se à Direção desse novo departamento.

- Modificações no Estatuto e em Regimentos Internos em nível regional e de Igreja Local.
 

XIX Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil: de 13/02/1999/ a 16/02/1999.

 
- Local: Natal – RN, no templo da MEPB/Alecrim, à Av. Presidente Bandeira, 603. A hospedagem dos convencionais foi feita em hotel situado na Praia do Meio – Natal-RN.

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Min. Manoel Soares Filho.

- Diretoria Nacional eleita: Presidente: Min. José Azemar Luna Sales; Vice-presidente: Min. Misael Lins da Silva; Secretário: Min. Libânio Rodrigues da Cunha; Tesoureiro: Min. Elineuza da Silva Alves; Secretário Executivo de Missões: Rex Joseph Jerry Stuckles. Diretores de Departamentos Nacionais: Min. Aldo Augusto da Rocha (Educação Religiosa e Secular), Min. Rita Evelyn Stuckless (Senhoras), Min. Maria de Fátima Sobrinho Monteiro (Assistência Social), Min. Valdejane Ramos do Nascimento (Mocidade) e Min. José Jaime Monteiro (Patrimônio).

 

Principais assuntos tratados:

 

- O Min. Manoel Soares Filho, Pte. da Diretoria Nacional nesse último biênio, discorreu sobre o crescimento da MEPB em todos os estados do Brasil, onde ela se faz presente, e informou aos convencionais que, por motivos ligados à sua própria saúde, um tanto abalada, não aceitaria a concorrer a nenhum cargo naquela Convenção Nacional. Agradeceu penhoradamente o trabalho e o auxílio dos demais membros de sua diretoria e do Concílio Nacional e, em especial, ao Min. Rex Joseph Jerry Stuckless por sua marcante atuação à frente da Secretaria Executiva de Missões.

- Foi comunicado pelo Min. Rex Joseph Jerry Stuckless que as contribuiçãoes mensais para missões estavam aumentando nos diversos Campos Regionais, e lançou dois desafios à Igreja: promover o sustento de missionários em Moçambique (África) e na Venezuela (América Latina).

- Modificações pontuais no Estatuto e em Regimentos Internos e aprovaçãode Regimentos Internos para vários Departamentos Nacionais e mudanças no Regimento Interno da Igreja Local.

- Foi feita uma parceria da MEPB com a Igreja El Alfarrero da Venezuela. E entregue ao Pr. Samuel Medina – pastor daquela Igreja – uma credencial de Missionário Associado à MEPB.

- Manifestação de gratidão feita pelo Pastor Moisés Francisco de Oliveira ao Pastor Manoel Soares Filho “por seu desempenho ao longo de todo a sua administração pelo seu equilíbrio, honestidade, cooperação e ajuda na obra de Deus” e por isso , em nome do Concílio Nacional fez a entrega de uma lembrança; entrega que foi seguida de calorosos aplausos de todos os convencionais. O Pr. Soares convidou sua esposa – irmã Lis Silva de Araújo Soares - como a pessoa humana mais preciosa de sua vida para vir à frente e postar-se ao seu lado. Enfatizou sua real alegria por ver o crescimento da MEPB em todos os estados do Brasil onde se faz presente. Frisou que em seu ministério, em todos os momentos teve a ajuda de sua querida esposa. Com a palavra a irmã Lis agradeceu a Deus pela vida de seu esposo e família e deixou para meditação dos convencionais o Salmo 133. Finalizou suas palavras pedindo oração para a cura de suas enfermidades, bem assim as de seu esposo. À irmã Lis foi entregue pela Min. Maria de Fátima Monteiro Sobrinho, um belo ramalhete de flores.
 

XX Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil: de 13/04/2001/ a 15/04/2001.

 
- Local: Acampamento Shalom – Alhambra - PB O pregador oficial dessa Convenção Nacional foi o Missionário Canadense Stuart Hunter.

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Min. Misael Lins da Silva.

- Diretoria Nacional eleita: Presidente: Min. José Azemar Luna Sales; Vice-presidente: Min. Misael Lins da Silva; Secretário: Min. Maria de Fátima Sobrinho Monteiro; Tesoureiro: Min. Elineuza da Silva Alves; Secretário Executivo de Missões: Min. Libânio Rodrigues da Cunha. Diretores de Departamentos Nacionais: Min. Edna Maria Barroso (Educação Religiosa e Secular), Min. Idavanira Ferreira Neves (Senhoras), Min. José Jaime Monteiro (Assistência Social), Min. Moisés Francisco de Oliveira (Mocidade) e Min. Cesário de Paula Conserva Júnior (Patrimônio).

 

Principais assuntos tratados:

 

- Pr. Azemar (Pte. Dir. Nac.) em sua apresentação discorreu sobre a construção do prédio que abrigará a Diretoria Nacional e o CTTHG; e mencionou a necessidade que se tem de urgentemente, revisar todos os documentos normativos da Missão em razão da implantação no Brasil de um novo Código Civil. Feita a comunicação, ficou acertada a criação de uma comissão especial para tratar desse assunto, podendo essa comissão, ouvida a Diretoria Nacional, até contratar um especialista na área para orientá-la na feitura dos novos documentos normativos e, quem sabe, se convocar até uma Convenção Nacional extraordinária para tratar exclusivamente dessa questão. A comissão assim ficou formada: Dr. Coriolano Medeiros de Souza (PB), Dra. Sonia Maria Barreto Ferreira (RN), Dr. Cezar de Alencar (CE), Min. Cons. Libânio RodriguesDa Cunha (CE), Francisco Valterne Viana de Almeida (CE) e Alfredo Galvão da Silva (RN).

- Modificações pontuais no Estatuto e nos Regimentos Internos em níveis nacional, regional e de igreja local. O tempo de um período pastoral em uma igreja local foi mudado para quatro anos. Foi Criado o Fundo de custeio de viagens para a Dir. Nac.; e criada uma comissão especial para estudar necessárias mudanças estatutárias e regimentais em razão da implantação de um Novo Código Civil para o Brasil.

- Foi aprovada uma menção de reconhecimento pelo desempenho do Pte. da Dir. Nac. – Pastor José Azemar Luna Sales.

- Modificação do nome do Departamento de Senhoras para Departamento Feminino

- Instituição de um piso básico de dois salários mínimos para servir de referênciaPara o recolhimento pela igreja local da contribuição previdenciária para seu Pastor, junto ao INSS.

- Criação do Departamento Nacional Masculino.
 

XXI Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil: de 01/03/2003/ a 04/03/2003.

 
- Local: Hotel Marina Praia Sul – Natal/RN

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Min. Manoel Soares Filho.

- Diretoria Nacional eleita:

- Presidente: Min. José Azemar Luna Sales; Vice-presidente: Min. Libanio Rodrigues da Cunha; Secretária: Min. Edna Maria Barroso de Souza; Tesoureiro: Min. Elineuza da Silva Alves; Secretário Executivo de Missões: Min. Maria de Fátima Sobrinho Monteiro. Diretores de Departamentos Nacionais: Min. Misael Lins da Silva (Educação Religiosa e Secular), Min. Idavanira Ferreira Neves (Feminino), Min. Manoel Soares Filho (Assistência Social), Min. Samuel Duarte de Macedo (Mocidade) e Min. José Jaime Monteiro (Patrimônio).

 

Principais assuntos tratados:

 

- Alteração Estatutária. As Igrejas passaram a contribuir com 13% (Treze por cento). Sendo: 5% - Administrativo da Diretoria Nacional ; 5% Administrativo do Conselho Regional; 1% Fundo de Viagem Nacional; 1% Departamentos Nacionais; 1%Departamentos Regionais.

- A Convenção delegou poderes a Diretoria Nacional para nomear uma comissão para adequar o Estatuto ao novo código civil, para tanto se deveria convocar uma Convenção Nacional Extraordinária.
 

XXII Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil: de 25/03/2005/ a 27/03/2005.

 
- Local: ABCR Eventos e Reabilitação, na Av. Sol Poente, 100 – Caucaia - CE

A mesa diretora dessa Convenção Nacional foi presidida pelo Min. Manoel Soares Filho.

Nessa Convenção houve a participação dos seguintes Missionários Transculturais enviados ao exterior pela Missão Evangélica Pentecostal do Brasil: Mis. Rita Gomes dos Santos, que estava no Níger e agora está voltando para o Mali (ambos são países localizados no Continente Africano e Magaly Mary Oliveira Santos, que serve como missionária no Egito.

- Diretoria Nacional eleita:

- Presidente: Min. José Azemar Luna Sales; Vice-presidente: Min. Moisés Francisco de Oliveira; Secretário: Min. Sislene Lima de Almeida; Tesoureiro: Min. Elineuza da Silva Alves; Secretário Executivo de Missões: Min. Maria de Fátima Sobrinho Monteiro. Diretores de Departamentos Nacionais: Min. Alfredo Galvão da Silva (Educação Religiosa e Secular), Min. Idavanira Ferreira Neves (Feminino), Min. Tertuliano Augusto Viana (Masculino), Min. João Bosco Ferreira (Assistência Social), Min. Gutemberg Beltrão da Silva (Mocidade) e Min. Roberval da Silva Viegas (Patrimônio).

 

Principais assuntos tratados:

 

- Modificações nos seguintes documentos normativos: Estatuto: a Convenção Nacional Passou a se realizar quadrienalmente e a duração do mandato da Diretoria Nacional passou a ter a duração de quatro anos. Credo: reordenamento de parágrafos e alíneas, de modo a haver uma melhor distribuição da ordem dos artigos de fé nele abordados, sem haver, entretanto, nenhuma modificação do seu conteúdo doutrinário. Sobre Regimento interno da Convenção Nacional, Regimento Interno do Campo Regional e Regimento Interno da Igreja Local foi dada pelos convencionais autorização para que o Concílio Nacional promovesse futuras alterações nesses regimentos, assim como dos diversos Departamentos nacionais, a fim de também ajustá-los ao Novo Código Civil Brasileiro.

- Apresentação da letra e música do Hino Oficial da MEPB. Letra do Pb. Joel de Souza Araújo, da MEPB/Torre – Campo Regional da Paraíba e Música da autoria do Pr. Moisés Francisco de Oliveira da MEPB/Casa Amarela – Campo de Pernambuco.
 

XXIII Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil: de 20/02/2009/ a 24/02/2009.

 
Local: Acampamento Mardunas – São José de Mipibu – RN.

A mesa diretora dessa convenção foi presidida pelo Pr. José Azemar Luna Sales

Diretoria Nacional eleita: Presidente: Min. José Azemar Luna Sales; Vice-Presidente: Min. Moisés Francisco de Oliveira; Secretário: Min. Flávio José de Souza; Tesoureira: Min. Elineuza da Silva Alves; Secretária Executiva de Missões: Min. Maria de Fátima Sobrinho Monteiro. Diretores de Departamentos Nacionais eleitos: Educação Religiosa e Secular: Min. Cesário de Paula Conserva Júnior; Assistência Social: Min. João Bosco de Souza; Senhoras: Min. Ronny Matos Barbosa Moreira; Masculino: Min. Antônio Reginaldo da Silva; Mocidade: Min. Gutemberg Beltrão da Silva; Patrimônio: Min. Roberval da Silva Viegas

 

Principais assuntos tratados:

 

-Decisão de que o Concílio Nacional é que elegerá a diretoria de todas instituições filiadas à MEPB, tais como Escolas Teológicas e Seculares, asilos, orfanato e que tais.

- Decisão de que o Pte da Dir. Nac. obrigar-se-á a na primeira reunião do Concílio Nacional pós eleição apresentar seu plano de gestão para o quadriênio que inicia.
 

XXIV Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil: de 29/03/2013/ a 31/03/2013.

 
Local: Centro de Eventos Mardunas – Nísia Floresta – RN

A mesa diretora dessa convenção foi presidida pelo Min. Nelson Monteiro da Silva e contou

Diretoria Nacional eleita:

- Presidente: Min. José Azemar Luna Sales; Vice-Presidente: Min. Flávio José de Souza; Secretária: Min. Maria Inês Rodrigues; Tesoureira: Min. Elineuza da Silva Alves; Secretária Executiva de Missões: Min. Maria de Fátima Sobrinho Monteiro

 

Principais assuntos tratados:

 

- Mudanças em documentos normativos da instituição nos níveis nacional, regional e de Igreja local. No Estatuto: 1. Criação de um Conselho Fiscal; 2. Que os relatórios e prestação de contas serão apresentados ao Concílio Nacional. 3. Que seja o Concílio Nacional que deliberará sobre valores de prebenda, etc., em favor dos membros da Diretoria Nacional, conforme o caso, extensivo aos ministros consagrados e licenciados, presbíteros e dirigentes de congregação à frente de trabalho ao qual se dediquem em tempo integral, com remuneração mínima de um salário mínimo e previdência social pública (INSS) – a ser paga pela congregação ou pela igreja em que sirva na condição de dirigente. 4. Na Igreja Local: foi decidido que o percentual de diáconos e presbíteros, quando houver real necessidade, poderá ir até 4% para diáconos e 6% para presbíteros, calculados sobre o total da membresia atendida. 5. Tramitação e aprovação de proposta nosentido de que as matérias a serem encaminhadas para apreciação da Convenção Nacional deverão observar o seguinte trâmite: dos membro para o Ministério da Igreja Local, dessa para o Concelho Regional, desse para a Diretoria Nacional, dessa para a Pre-comissão de Deliberações. As propostas surgidas em trabalhos em Campos Missionários deverão ser encaminhadas através da Secretaria Executiva de Missões. 6. Mudança na duração do mandato de pastor de Igreja Local para quatro anos; devendo sua eleição se dar por maioria absoluta dos membros votantes na reunião plenária da Igreja Local para esse fim convocada. 6. Mudança do nome do Departamento de Educação Religiosa e Secular, para Departamento de Educação Cristã e Secular.

NOTA DO EDITOR: O texto referente as Convenções Nacionais da MEPB contém um resumo adaptado pelo Ministro Consagrado (jubilado) Manoel Soares Filho, extraído por meio de consulta às atas de todas as Convenções Nacionais (Ordinárias e Extraordinárias da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil).

Faça o download do Relatório - MEPB - Jubileu 25 Anos - Convenção Nacional

Comments are closed.