Notícias & Artigos


31 de outubro de 2020

503 anos de fé e coragem

A Bíblia diz que todos os dias trazem consigo sua história e aquele 31 de outubro de 1517, marcaria para sempre um novo tempo. Foi essa a data escolhida, sem dúvida orientada pelo Espírito Santo, que o doutor em teologia, monge agostiniano, o alemão Martinho Lutero, caminharia em passos firmes, até a catedral do Castelo de Wittenberg, determinado a combater os desvios doutrinários da igreja cristã.

Ilustração de Martinho Lutero

Naquele momento histórico, com a coragem de um profeta, fixaria suas famosas 95 teses no portal da religiosidade cristã. Incomodado por vendas de indulgências, crença em purgatório, autoridade papal divina, o nobre professor de teologia, foi buscar na Bíblia Sagrada, a resposta para perguntas tão intrigantes, de práticas em desarmonia como o ensino de Cristo.

Ao folhear o Livro Santo, como saltando aos seus olhos, eis que da inspiração Divina, da carta Paulina escrita aos Romanos 1.17. Lutero é inundado pela certeza que encontrara o que tanto procurava. Como tesouro escondido, fascinado pela descoberta ele ler: “... O justo viverá pela fé”, a partir desse momento ele tem a certeza de que a salvação não dependia das obras, nem de indulgências pagas a igreja. O preço da salvação Jesus pagou no calvário. Essa graça, esse favor não merecido pelos homens, que os leva ao céu, é alcançada exclusivamente pela fé.

Dia 31 de outubro não é uma data especial apenas para os Luteranos, não! É um dia onde todos os cristãos evangélicos (protestantes) devem relembrar, com muito entusiasmo e reverência, pois através de homens como Lutero, João Calvino, Úlrico Zuínglio, Jonh Knox, e mulheres como Argula de Stauff Grumbach, Elisabeth Von Calenberg, Katharina Von Bora e tantos outros, corajosos reformadores, hoje vivemos um cristianismo verdadeiramente Bíblico e nós da MEPB, somos frutos do movimento reformador da igreja cristã e mais que isso, seguimos a doutrina clássica pentecostal, cremos na salvação, como uma dádiva de Deus em Cristo e como uma escolha livre e pessoal do homem.

Aquele que aceita a Jesus como Senhor e Salvador e persevera até o fim, esse será salvo!


Pastor José Azemar Luna Sales
PRESIDENTE DA DIRETORIA NACIONAL