Presidentes

Miss. HARLAND EDWIN GRANHAM

NASCIDO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA / PRIMEIRO PRESIDENTE – 1965 a 1974

O missionário Harland Granham fundador da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, quando chegou aqui em nosso Brasil em novembro de 1939, vindo dos Estados Unidos com sua família. Ele geriu nacionalmente a igreja no período de 1939/1965. Até aqui a igreja não tinha personalidade jurídica.

Em 14 de Dezembro de 1965 após a conclusão e registro do Estatuto, na primeira Convenção Nacional, o missionário Harland Granham foi eleito como o primeiro Presidente, e ocupou esse cargo por meio de reeleições sucessivas até o ano de 1974.

Harland Granham foi o grande idealizar e implantador do trabalho com tendas na MEPB. Foi ele também o responsável pela compra do terreno e pela construção do templo da MEPB no bairro do Alecrim, em Natal-RN. Ele também recebeu uma doação de um terreno onde construiu o Escritório Central da MEPB, o qual tempos depois deu origem ao templo da MEPB/Cidade da Esperança e posteriormente ao imponente edifício Harland Granham, onde funciona atualmente a sede Nacional da denominação e o Seminário Teológico Harland Granham.

Pode-se dizer, sem medo de estar cometendo injustiças, que foi ele o maestro que deu forma a essa tão maravilhosa partitura espiritual que é a amada Missão Evangélica Pentecostal do Brasil.

Miss. DAVID WILLIM MERCER

NASCIDO NO CANADÁ / SEGUNDO PRESIDENTE – 1975 a 1976

Desde sua chegada ao Brasil dedicou-se com afinco e competência à área do ensino teológico. 

Foi eleito presidente em 1975, na sua gestão deu continuidade ao processo de legalização das decisões tomadas sobre a MEPB, como por exemplo a oficialização da PAOC como fonte missionária do trabalho da MEPB. Na sua gestão também colaborou com a aquisição de um cinema já desativado – Cinema Brasil – para instalar um templo central e a administração Regional da MEPB em Pernambuco. Ele também incrementou a ampliação, reedificação e a modernização do Instituto Bíblico em Recife/PE, transformando-a no Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste, do qual foi um excelente reitor.

David Mercer, promoveu encontros de estudos e oração com a denominação, esmerou-se na área do ensino teológico, ao ponto de até os dias atuais ser reconhecido como um operoso presidente da MEPB.

Seu curto período como Presidente da MEPB, deixou para todos que fazem a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil um marco que não poderá ser esquecido.

Pastor ALDO AUGUSTO DA ROCHA

NASCIDO NO BRASIL / TERCEIRO PRESIDENTE – 1977 a 1981

O Pastor Aldo Rocha, em seus seis anos à frente da MEPB, contribuiu muito para o desenvolvimento da denominação. Usando sua capacidade de comunicação, projetou a MEPB nos estados do Brasil onde até aquela época ela atuava.

Em sua gestão foi aprovado o CREDO da MEPB, foram aprovados vários Regimentos Internos da denominação. Foi em sua gestão que surgiu o trabalho em Barra do Corda-MA com o recebimento de uma igreja existente naquela cidade.

Como advogado ele empenhou-se no ajuste dos próprios documentos normativos a nova realidade do nosso País. 

Ele deixou para nossa MEPB um excelente legado, à medida que contribuiu para a expansão dos trabalhos da MEPB nos Campos Regionais.

Também foi um dos fundadores do Seminário Teológico Pentecostal do Ceará, do qual foi Reitor por vários anos, e sempre esteve à frente do seu tempo.

Pr. Aldo Augusto da Rocha é lembrado, e com toda a justiça, como um dos mais atuantes presidentes Nacionais da MEPB.

Pastor MANOEL SOARES FILHO

NASCIDO NO BRASIL / QUARTO PRESIDENTE – 1983 a 1986 / 1993 a 1999

Durante o período do seu primeiro mandato à frente da MEPB, algumas importantes providências foram tomadas em relação à denominação: instalou o Orfanato Lírio do Vale na cidade de Macaíba-RN, por iniciativa do Pr. Aldo Augusto. Criou o informativo MIZPAR de circulação Nacional, com notícias gerais a respeito das atividades das nossas igrejas em todo o Brasil. Deu apoio para consolidação da MEPB no Estado da Bahia que teve seu início em Ibicaraí, e depois mudou para Itabuna. Também em sua gestão teve início o trabalho em São Paulo, dentre outros feitos de alta relevância em nossa MEPB.

O pastor Manoel Soares, ao ser eleito para sua segunda gestão à frente da MEPB (1993-1999). Algumas ocorrências merecem destaque: Criação do CNPJ sequencial das várias igrejas locais da MEPB espalhadas pelo Brasil. Também passou-se a estabelecer a elaboração de contrato de comodato entre a MEPB e seus órgãos tipo: Escola Teológica em Fortaleza-CE. Também por sugestão do Pr. Mizael Lins, começou-se a pensar na criação do Seminário Teológico em Natal-RN. Foi criada e oficializada a Bandeira oficial da MEPB. A nossa Revista para Escola Bíblica foi consolidada e impressa para distribuição para nossas igrejas no Brasil. Criou-se o FGTM (Fundo de Garantia por Tempo Ministerial) em favor dos pastores em exercícios. Foram abertas novas igrejas no Pará e Roraima.

Uma coisa temos a certeza, é que o Pastor Manoel Soares deixou o seu legado significativamente durante seus dois mandatos. Deus seja louvado!

Pastor IZIRLEI VIEIRA GUIMARÃES

NASCIDO NO BRASIL / QUINTO PRESIDENTE – 1986 a 1987 

Ele teve um breve período à frente da MEPB, em substituição ao Pr. Manoel Soares Filho, pois na época era seu vice, deu continuidade aos trabalhos em andamentos pela gestão anterior.

Presidiu a Convenção Nacional da MEPB realizada em Fortaleza-CE, na qual foi autorizada a Criação do Seminário Teológico Pentecostal do Ceará.

Pastor REX JOSEPH JERRY STUCKLESS

NASCIDO NO CANADÁ / SEXTO PRESIDENTE – 1987 a 1993

Sua gestão teve início com captação de recursos para aquisição do terreno na Av. Francisco Sá fundos com a Rua Adolfo Campelo, em Fortaleza/CE, em cuja rua foi construído o prédio onde funciona o STPC – Seminário Teológico Pentecostal do Ceará. No nosso terreno também foi construída a MEPB-Jacarecanga.

Seu foco foi sempre o crescimento das igrejas através da sua visão missionária. Também implementou uma nova dinâmica administrativa à nossa MEPB; o que culminou com a mais profunda mudança de seu Estatuto e Regimentos.

A passagem do Missionário Rex Stuckless pela presidência Nacional da MEPB bem como em sua atuação junto aos seminários teológicos, foi de um valor inestimável para a nossa Denominação.

Sua esposa a Missionária Rita Evelyn Stuckless, teve uma importante atuação na MEPB em várias áreas, notadamente no ensino teológico da Palavra de Deus, nos departamentos femininos tanto nacional como regional e local. Demonstrou sua competência como coordenadora pedagógica dos seminários STPC e STHG.

A Missão Evangélica Pentecostal do Brasil e a Assembleia de Deus em Moçambique, na África tem uma grande admiração por esse tão dedicado casal de Missionários, pois em Moçambique Pr. Rex fundou um Seminário Teológico.

Por tudo quanto fizeram, temos certeza que o Deus Eterno haverá de recompensá-los, talvez não aqui como julgamos que merecem; mas sobretudo na Glória Celestial.

Pastor JOSÉ AZEMAR LUNA SALES

NASCIDO NO BRASIL / OITAVO PRESIDENTE – 1999 (Atual)

O Pastor José Azemar, antes da sua eleição atuou em várias áreas em nossa MEPB e em vários Estados como Superintendente do Campo do Ceará, Superintendente do Campo do Amazonas, Diretor do Seminário Teológico Pententecostal do Ceará, dentre outras funções. Eleito presidente em 1999, residia em Fortaleza/CE. Em 2004 mudou-se para Natal/RN, neste período deu prosseguimento à construção do novo prédio que abrigaria a Sede Nacional da MEPB, CTTHG – Centro de Treinamento Teológico Harland Granham e o Conselho Regional do RN, inaugurado em 2008. 

Na sua gestão a MEPB se expandiu para os Estados do Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá, Rondônia, Sergipe e Alagoas em parceria com os Campos Regionais. Também em sua gestão há um forte apoio aos trabalhos missionários nacionais e transculturais.

Não podemos esquecer seu empenho para a aquisição de um transporte marítimo para atender os ribeirinhos no Amazonas. Lançou a campanha do Barco Missionário, onde as igrejas de todo o Brasil colaboraram para construção do mesmo.  O projeto se realizou e o Barco Miss. Ethel Matson, foi inaugurado no dia 26/11/2011, na cidade de Manaus/AM. Graças ao Nosso Deus.

Em sua gestão não tem medido esforços para que a MEPB continue como uma igreja de doutrina pentecostal clássica, seguindo literalmente os ensinos da Bíblia Sagrada e as normas Estatutária e Regimentais da MEPB.

Pastor José Azemar tributa a Deus toda Glória e agradece por tê-lo chamado para o ministério e estende seu agradecimento a sua esposa e filhos, sendo estes, sua maior herança na terra.