Fundadores

Em 11 de novembro de 1939, Harland Edwin Graham e Hazel Evelyn Graham chegavam ao Brasil, desembarcando no porto de Manaus, estado do Amazonas. O jovem casal trazia consigo sua filha primogênita, Jeannette, e, no ventre de Hazel, sua segunda filha que, ao nascer em Manaus, recebeu o nome de Nancy Irene. Atendendo ao chamado de Deus, o casal foi enviado para o Brasil pela The Church By the Side of the Road (Igreja da Beira da Estrada), localizada na cidade de Seattle, nos EUA. Halph J. Sander, então pastor da igreja, responsabilizou-se pessoalmente por apresentá- -los ao Sr. Alfredo Polzin, cônsul do Brasil, em São Francisco/Califórnia.

Harland Edwin Graham e Hazel Evelyn Graham

No Brasil, entraram em contato com o superintendente da Sociedade Bíblica Britânica, Harold Moro, que, por sua vez, recomendou- -os a um casal de membros da Igreja Batista Regular, que os recebeu, hospedando-os em sua residência durante um período de seis meses, ensinando-lhes um pouco da língua portuguesa e ajudando-os a se estabelecerem em Manaus-AM.

Nessa época, Harland e Hazel conheceram alguns membros da Assembleia de Deus, inclusive os missionários fundadores daquela denominação coirmã no país. Isso contribuiu para o aprendizado da língua, costumes e cultura, ao mesmo tempo em que recebiam auxílio nos trabalhos realizados em bairros e cidades vizinhas. Precursores na evangelização e discipulado da Missão Evangélica Pentecostal, em 1941, organizaram o primeiro templo da denominação e, no ano seguinte, celebraram o batismo nas águas de seus primeiros convertidos em terra brasileira, na região amazônica.

Em 1949 a Igreja é organizada em Natal-RN e, em parceria com outros missionários estrangeiros, a Missão expandiu-se até os estados da Paraíba (1950), Ceará (1955) e Pernambuco (1963). Por muitos anos a família Graham continuou a oferecer sua valiosa contribuição para a consolidação da denominação.

Haroldo e Ethel Matson

Tão importante quanto o casal Graham, outro casal missionário também foi responsável pela fundação da Missão Evangélica Pentecostal: Harold Wesley Matson e Ethel Wadelin Matson. Harold era natural dos Estados Unidos e, em razão de sua residência no Canadá por muitos anos, requereu cidadania canadense, passando a ter dupla cidadania. Ethel nasceu no Canadá, onde se formou em Belas Artes, adquirindo excelente preparo cultural que muito aplicou em sua vida ministerial, aplicando tais conhecimentos em benefício do trabalho de evangelização de crianças.

Semelhantemente aos Graham, Harold e Ethel Matson tinham um chamado de Deus para serem missionários no Brasil e, mesmo sem ajuda financeira, resolveram vir pela fé. Os pais de Ethel resolveram, então, ajudá-los mensalmente com a quantia de US$25 (vinte e cinco dólares) para a realização de seu empenho missionário transcultural. Chegaram ao Brasil por volta de julho de 1940 e se uniram a Harland e Hazel, que haviam conhecido quando os casais se preparavam para o ministério em uma escola teológica mantida pela The Little Chapel of Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos. Toda a saga desses missionários fundadores em Manaus foi acompanhada de milagres. Este, amado leitor, é o Deus Eterno a quem servimos!

O casal Matson permaneceu em Manaus, onde nasceu sua primeira filha, Winnifred Mave, até o início do ano de 1946, quando foi convidado por Osório Lemos, um dos pastores da Igreja de Cristo no Brasil, para que se deslocasse a Natal/RN. No Rio Grande do Norte, Harold e Ethel trabalharam com a Igreja Cristã Pentecostal, pois nesse período ainda não havia a MEPB no Estado. Em 1949, “dispensado” do Ministério da Igreja Cristã Pentecostal, Harold resolve acompanhar o missionário Harland na fundação da Missão Evangélica em Natal.

Harold e Ethel foram dois servos profundamente fiéis à chamada divina e dedicaram toda a sua vida à obra do evangelho. Foi Harold que, por meio da evangelização itinerante, levou a Missão para os estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. Após o falecimento de sua esposa Ethel, Harold se casa com a missionária Amy Beatrice e iniciam, em Olinda-PE, um trabalho com órfãos por meio de um pequeno orfanato, denominado de Lar Cristão. Além dessa obra de serviço social, Harold e Amy fundam uma escola bíblica no bairro de Encruzilhada, em Recife-PE, hoje, Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste, ligado às Assembleias Pentecostais do Canadá.

Harold é reconhecido por toda a MEPB como o intrépido e irrequieto evangelista, que, cheio de destemor, sempre enfrentou grandes desafios para que a obra d’Aquele que o havia comissionado fosse sempre feita a tempo e fora de tempo. Além disso, Harold foi o precursor do ensino teológico institucionalizado na denominação.

Atualmente a MEPB está presente em 22 estados do Brasil e mantém parceria missionária em várias partes do mundo. Tem ainda dois seminários teológicos, além de uma escola secular. Continuaremos avançando até a volta de Cristo.