Cronologia

1933

A “Church by the Side of the Road” (Igreja da Beira da Estrada) teve neste ano, no mês de junho, culto oficial, data considerada de sua fundação. Na ocasião foi dedicado ao Senhor um pequeno edifício branco.

1939

11 de novembro

Nesta data, com apenas seis anos de fundação, a igreja americana envia o casal Harland Edwin Graham e Hazel Evelyn Graham que chega ao Brasil, na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, onde de imediato inicia a pregação do Evangelho.

O Pr. Harland Graham é reconhecido como presidente da MEPB desde sua fundação e teve sua gestão estendida até o ano de 1974. A partir de 1966 esse “reconhecimento” passa a se dar mediante eleições feitas a cada dois anos pela Convenção Nacional da Instituição 

1940

Mês de julho

Chega ao Brasil, vindo do Canadá, o casal Harold Wesley Matson e Ethel Wadelin Matson. Esse casal de missionários veio para o Brasil mantido inicialmente pelos pais de Ethel. 

Somente anos depois é que passou a ser mantido pela Igreja The Little Chapel of Seattle. Harold era norte-americano e Ethel canadense. Entretanto, Harold obteve a cidadania canadense, por ter residido longos anos naquele país.

1941

O primeiro templo da MEPB é construído na cidade de Manaus – rua 5 de Setembro, 516,  Bairro de São Raimundo. Esse templo resultou da adaptação de uma casa doada à nova Igreja pelo Sr. Aderson Muniz, um dos primeiros conversos à fé cristã, pregada pelos missionários fundadores da MEPB. 

1942

18 de janeiro

Os missionários Harland Graham e Harold Matson realizam o primeiro batismo nas águas dos primeiros oito convertidos frutos do trabalho que haviam iniciado. 

1946

Primeiro semestre

Harold Wesley Matson, a convite do pastor Osório Lemos, se muda para Natal, no RN, onde passa a trabalhar com a Igreja Cristã Pentecostal. Posteriormente, Harland e Harold fundam a Missão, também em Natal-RN. 

1949

25 de junho

É realizado o primeiro culto na residência dos missionários Harland e Hazel, na Rua Agostinho Leitão, 344, no bairro do Alecrim, em Natal/RN.

No dia 26 de junho é realizado o primeiro culto público da Missão em um salão alugado, na Rua Dr. Mário Negócio, nº 1455, no bairro do Alecrim.

A missionária Ethel Matson foi pioneira na evangelização de crianças e preparava material visual para ilustrar as histórias bíblicas que contava aos pequeninos. Ethel “fez escola” dessa prática na Missão. 

1950

Chegam a Natal, vindos dos Estados Unidos, o casal Athur e Wilma Erie e seus filhos Vereena, Charmeyne e David, com o propósito de atuar no Nordeste do país, cooperando com a interiorização da Missão, a partir da cidade de Lajes/ RN.

Através da ação de Harold e Ethel Matson é iniciado o trabalho da Missão no estado da Paraíba, sendo alcançadas, inicialmente, as cidades de Mamanguape e João Pessoa.

Famílias dos missionários norte-americanos. Da esquerda para a direita: Athur e Wilma Erie, com os filhos; Harold e Ethel Matson, com os filhos; e, Hazel e Harland, com os filhos. 

1954

4º trimestre 

Realização da Primeira Conferência Evangelístico-Missionária da denominação, no antigo campo de treinamento do ABC Futebol Clube, no bairro de Petrópolis, em Natal/RN, com a participação especial do Missionário Cless Eugenne Stubbs, da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Início do programa radiofônico “A Palavra da Fé”, na Rádio Poti de Natal, sob a direção da missionária Hazel Graham. Esse programa da Missão ficou no ar por muitos anos e foi transmitido em outras emissoras de rádio em Natal. Muitos foram os irmãos da MEPB que o dirigiram. Posteriormente, Fortaleza e outras cidades do estado do Ceará também tiveram programas radiofônicos com esse título. 

1955

Iniciam-se os cultos na “Tenda Catedral”, levantada na Av. Presidente Bandeira, no bairro do Alecrim, em Natal/RN. A estratégia de utilização de tendas para a realização de cultos e conferências de avivamento tornou-se uma prática muito usada na evangelização em capitais e cidades do interior de outros estados do Nordeste. São realizados pela Missão os primeiros cultos evangelísticos na cidade de Fortaleza/CE, sob a direção dos missionários Harold e Ethel Matson.

Programa “Palavra da Fé” da MEPB - Rádio Poti Natal/RN (1956-1959) 

1956 A 1963 

Nesse período, a Missão Evangélica se interioriza nos estados do RN, PB, CE e no estado de Pernambuco. Em Manaus, no estado do Amazonas, a Missão continuou a crescer. 

1959

Esse ano marca o partida definitiva da missionária Ethel Wadelin Matson do Brasil para sua terra Natal, após anos de trabalho de evangelização de crianças. A ela nossa mais profunda gratidão pelo que ela e seu esposo Harold Wesley Matson representam para a MEPB.

Em 1959, a Missionária Ethel Matson se submete a uma cirurgia cardíaca, no Canadá, e vem a falecer. Durante sua vida no Brasil, ela havia escrito cinco livros: Not My Own, Romance in the Jungle, Girl of the Jungle Trail, Ruth Trente e Doctor’s Dilemma, todos publicados em Inglês.

Em 06/01/1962, Harold Matson casa-se, em segundas núpcias, com a missionária canadense Amy Beatrice Matson, e volta ao Brasil, passando a residir na cidade de Recife, onde fundam o atual Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste. O novo casal Matson teve grande participação na implantação do trabalho da Missão, tanto em Recife como em várias cidades do interior pernambucano.

A denominação Assembleias Pentecostais do Canadá (PAOC), igreja da missionária Amy, passa a ser considerada a terceira Fonte Missionária da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil e tem enviado, ao longo do tempo, muitos missionários para trabalharem com a denominação. Dois desses missionários chegaram a ser presidentes da Missão: William David Mercer e Rex Joseph Jerry Stuckless. 

1965

14 de dezembro 

Com vistas à institucionalização jurídica da denominação, o missionário Harland Graham contrata um especialista para elaborar o Estatuto da MEPB.

No dia 14 de dezembro desse ano foi realizada, na cidade de Recife/PE, a primeira reunião do Supremo Concílio, órgão diretivo da Instituição, para aprovação de seu Estatuto.

Em 30 de maio registrou-se o Estatuto no 2ª Cartório de Recife e publicou-se, no Diário Oficial de Pernambuco, nº 95, toda a documentação de organização jurídica da denominação. 

1966

27 a 29 de janeiro 

É realizada a 1ª Convenção Nacional da Missão Evangélica Pentecostal, na MEPB/Alecrim, em Natal/RN, na qual é aprovado o Estatuto da denominação e a Igreja passa a denominar-se legalmente como Missão Evangélica Pentecostal do Brasil.

1972

Fundado em Olinda/PE, pelo casal Harold e Amy Matson, o orfanato “Lar Cristão”.

1977 A 1985 

Expansão da denominação para os estados do Maranhão, Bahia e São Paulo.

1983

Mês de março

Por iniciativa do Pr. Aldo Augusto da Rocha, foi feita a transferência das crianças abrigadas no Orfanato Lar Cristão, em Olinda/PE, que fora desativado com o retorno dos Matson para o Canadá, para novas e maiores instalações na cidade de Macaíba/RN. A partir de então essa obra social passou a denominar-se “Orfanato Lírio do Vale”.

1987 A 1992 

A Missão Evangélica Pentecostal do Brasil em Natal/RN, por iniciativa do Pb. João Maria de Assis (João da Bênção), passa a produzir, na TV Ponta Negra (afiliada do SBT no RN), o programa televisivo “Cristo está voltando”.

A denominação chega ao estado do Pará, em Curuai.

É elaborada pelo Pr. Misael Lins da Silva a Revista da Escola Dominical da denominação. Essa revista é produzida pelo Departamento Nacional de Educação Cristã e Secular, que promove sua implantação e distribuição para a Missão em todo o Brasil. 

1993 A 1998 

Por iniciativa dos pastores Nelson e Fátima Monteiro, inicia-se na MEPB/Torre, em João Pessoa/PB, o trabalho de comunicação com pessoas portadoras de necessidades especiais auditivas, através da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), ação que se estendeu para igrejas em outros estados. Esse trabalho de comunicação especial passou a chamar-se “Voz do Silêncio”, tendo como responsáveis as pastoras Josimere Souza de Araújo e Josineide Castro de Lima.

No estado do Pará a MEPB é iniciada em Parauapebas pelo casal Faustino e Drica, ambos aposentados pelo FUNRURAL. O casal adquire da prefeitura municipal um terreno no bairro da Paz e, com seus próprios recursos, constrói um templo de madeira e doa à Missão. Pr. Soares, presidente da denominação à época, visita o trabalho e assume a responsabilidade de enviar um pastor para aquela cidade. Com o auxílio do Pr. Libânio Rodrigues da Cunha é enviado para Parauraupebas/PA o Pr. Sidinei Francisco de Oliveira, que promoveu o crescimento da Missão naquela cidade, onde atualmente existem várias congregações.

Fundação da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil em Belém/PA, pelo então Seminarista Ro- berval da Silva Viegas. Nesse período, um antigo trabalho ribeirinho existente na localidade de- nominada de Curuai/PA é assumido pela direção do trabalho na cidade de Belém. 

1994

Como marco histórico da educação secular infantil, foi fundada a Escola A Seara, no bairro de Igapó, em Natal/RN. Por iniciativa do Pr. Everaldo Buarque da Silva. Pr à epoca da MEPB Igapó, Natal/RN.

1999

Celebração do Cinquentenário da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil no RN e publicação da Revista “Jubileu”, em comemoração aos cinquenta anos da denominação desde o início de suas atividades nesse estado. Eleito Presidente Nacional o Pr. José Azemar Luna Sales. 

2000 

São iniciadas, por iniciativa do Pr. Misael Lins da Silva, as atividades do Centro de Treinamento Teológico Harland Graham, no bairro de Cidade da Esperança, em Natal/RN. Hoje, essa instituição de ensino teológico teve seu nome mudado para Seminário Teológico Harland Graham.

2001

A sede da denominação, que anteriormente constava como sendo em Recife/PE, é transferida para Natal/RN, por iniciativa do Presidente Nacional, Pr. José Azemar Luna Sales. 

2002 A 2008 

Nesse período a Missão alcança os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Piauí e Tocantins, além de ver crescer sua atuação em várias cidades interioranas dos muitos estados onde se faz presente.

Em 2008 é inaugurado e consagrado o Edifício Rev. Harland Edwin Graham – Sede Nacional da Denominação – onde funcionam a Diretoria Nacional (Escritório Central) e o Seminário Teológico Harland Graham. 

2009 A 2016 

11 de novembro

Impressão e Lançamento da Bíblia dos 70 anos da denominação. 

A MEPB comemora, em Manaus/AM, no auditório da Prefeitura, e em todos os estados do Brasil onde está presente, seus setenta anos de existência. Na cidade de Manaus as comemorações foram de grande envergadura e nas demais cidades brasileiras muitos cultos de ação de graças foram celebrados por tão importante efeméride. Nesse período, a MEPB chega a Mato Grosso, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Paraná 

2010

Foi inaugurado o Barco Ethel Matson, baseado no Porto de Manaus, instrumento especial para a evangelização dos ribeirinhos, principalmente na calha do Rio Negro - Amazonas.

2017

de janeiro a março 

Lançamento de livro histórico sobre a MEPB.

Baseado em anotações pessoais, pesquisas e relatos de muitas testemunhas, o Pr. Manoel Soares Filho e o Prof. João Bosco de Sousa narraram a história da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil em seus primeiros setenta e cinco anos de existência, através do livro “Uma história escrita por muitas mãos”, publicado pela Editora El Shadday, sob os auspícios da Diretoria Nacional da Denominação. Todo o lucro obtido na venda desse livro seria destinado aos programas de evangelismo e missões da MEPB.

Leia mais

2019 

Jubileu de Vinho no Rio Grande do Norte: A Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, com muita simplicidade, porém, com o coração aquecido pelo Santo Espirito, chega à cidade de Natal/RN em Junho de 1949, através dos missionários Harland Graham e Harold Matson. Após 70 longos anos, a vitória foi alcançada, o alvo atingido, a missão cumprida. Milhares de vidas foram transformadas pelo poder do Evangelho. Hoje, estamos em pelo menos 41 municípios do RN.

Jubileu de Carvalho no Amazonas: Em 11 de Novembro 1939, chega à cidade de Manaus o casal Harland e Hazel Graham. Desta feita, este ano, a nossa Igreja celebra o seu Jubileu de Carvalho, 80 anos de existência. E assim como o carvalho é uma madeira nobre, dura e resistente, a MEPB tem permanecido durante todos esses anos, com a Graça de Deus. “... E serão chamados carvalho de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua Glória”. (Isaías 61.3b)

Agradecemos ao nosso Deus pela vida dos nossos obreiros pioneiros, obreiros contemporâneos, companheiros de ministério, bem como os membros e congregados, que são a razão da existência da MEPB. Que continuemos firmes, guardando nossa fé até a volta de Cristo. As festividades alusivas ao Jubileu de Carvalho, ocorreram nos dias 22 e 23 de novembro de 2019, no Teatro Manauara (Shopping Manauara), em Manaus/AM. 

Impressão e Lançamento da Bíblia dos 80 anos da denominação.
Fonte: Revista Jubileu, 80 Anos, Novembro 2019
Revista MEPB 80 Anos.pdf

EXPEDIENTE

Projetos gráficos
Lísia Arruda
Ezequias Viana

Diagramação
Lísia Arruda

Fotos
Junior Costa
Cedidas e Arquivos

Tratamento de Imagem
Imagem Digital

Revisão
Luana de Cássia
Azemar Sales

Publisher
Egídio Duarte