ESPECIAL

80 Anos de história


A Missão Evangélica Pentecostal do Brasil – MEPB – teve suas atividades iniciadas no ano de 1939, na cidade de Manaus, estado do Amazonas, através do trabalho pioneiro do casal de missionários Harland Edwin Graham e Hazel Evelyn Graham. A Missão tem sua sede e foro na cidade do Natal, estado do Rio Grande do Norte, e jurisdição em todo o território nacional.

CBSR - Church By the Side of the Road - Seattle - EUA (1933)

A Igreja surgiu a partir da “Church By the Side of the Road” (Igreja da Beira da Estrada), localizada na cidade de Seattle, Washington – Estados Unidos, que enviou o casal de missionários acima mencionado para promover a obra de evangelização no Brasil. Harland e Hazel Graham chegaram a Manaus no dia 11 de novembro de 1939 e, de pronto, começaram a pregar o evangelho, primeiro ao ar livre e, posteriormente, organizando-se por meio da instalação do seu primeiro lugar fixo de congregação, no bairro de São Raimundo. No ano seguinte passou a contar com a colaboração do casal Harold Wesley Matson e Ethel Wadelin Matson. Esse segundo casal de missionários veio para o Brasil sob os auspícios financeiros dos pais de Ethel e, somente após alguns anos, passou a ser mantido pela The Little Chapel of Seattle. Juntos, os dois casais deram início à Missão Evangélica Pentecostal.

Em 1946, Harold recebe um convite feito pelo pastor Osório Lemos, com quem trabalhara em Manaus, e se desloca para a cidade do Natal-RN para conhecer e trabalhar com a Igreja de Cristo. Chegando a Natal, os Graham são hospedados pelo pastor Boanerges Figueiredo, pastor sênior da Igreja Cristã Pentecostal (ICP), quando foi convidado a assumir o pastorado daquela Igreja, o que aceitou. A partir daí começa a trabalhar com a ICP e, concomitantemente, passa a fazer visitas periódicas na companhia de Osório Lemos a trabalhos evangélicos nas cidades de Angicos e de Lajes, ambas no RN.

Escola Bíblia Dominical na MEPB São Raimundo em Manuas/AM (1941)

Em 1948, Harold, tendo necessidade de viajar para o Canadá e para os Estados Unidos, com a concordância do ministério da ICP, convidou o missionário Harland para substituí-lo interinamente no pastoreio daquela igreja, pelo período que durasse sua viagem com a família.

Quase ao final do primeiro semestre do ano de 1949, o Ministério da ICP destituiu de seu pastorado tanto Harold (titular) como Harland (substituto interino). Várias famílias que não haviam concordado com essa retirada intempestiva passaram a visitar, em sua residência, as famílias Graham e Matson e, no dia 25 de junho daquele ano, em uma reunião no local foi resolvido que uma nova unidade da Missão Evangélica Pentecostal seria instalada, dessa feita em Natal. No dia seguinte (26/06), Harland e Harold alugam um salão no bairro do Alecrim e, à noite, realizam o primeiro culto oficial da Missão Evangélica Pentecostal na cidade do Natal/RN.

Em 1950 chega a Natal mais uma família missionária provinda dos Estados Unidos: o casal Arthur e Wilma Erie e seus três filhos menores, Vereena, Charmayne e David. Esse casal permaneceu servindo ao Senhor no RN até o primeiro semestre de 1954.

As cidades de João Pessoa e Mamanguape, na Paraíba, começam a ser visitadas pelo casal Matson, onde se instala mais uma unidade da Missão. Harold foi um desbravador e estendeu de maneira pioneira sua atuação evangelizadora a muitas localidades neste nosso Brasil: Paraíba, Ceará e Pernambuco, desta feita, acompanhado de sua esposa em segundas núpcias, a missionária Amy WBeatrice Matson.

Church By the Side of the Road (2019)

O ano de 1954 foi memorável para a Missão Evangélica. Harland Graham convidou o Missionário Cless Eugenne Stubbs, da Igreja do Evangelho Quadrangular, para promover uma série de conferências evangelísticas em Natal. Alugou-se o antigo campo de treinamento do ABC Futebol Clube, no bairro de Petrópolis. Muitas maravilhas decorreram dessas conferências e a membresia da Missão aumentou exponencialmente, a ponto de seu primeiro local de reunião não poder comportar a quantidade de novos conversos. Stubbs, então, emprestou a Harland Graham uma grande tenda de lona para nela ter continuidade a obra avivacionista que estava a ocorrer em Natal.

Desde então, ocorreu a expansão do trabalho para outros estados do Brasil e sua interiorização. A estratégia do uso de tendas por muitos anos rendeu frutos de salvação de almas para o Senhor. Esse foi um trabalho tão significativo que a denominação genérica de “Tenda Catedral”, primeiramente utilizada em Natal, acompanhou cada tenda que passou a ser erguida pela Missão por onde andasse a evangelizar pessoas, cumprindo o “Ide” de Jesus.

Anos depois, a Missão alcança culturas indígenas e ribeirinhas nos estados do Amazonas, Paraíba e Pará, prestando-lhes, além da mensagem salvadora do evangelho, atendimento social, de saúde primária e de educação alimentar.

Templo atual da MEPB São Raimundo, Manaus/AM (2019)

A partir do ano de 1966 a Missão institucionalizou-se juridicamente e passou a denominar-se Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, pois anteriormente chamava-se apenas Missão Evangélica Pentecostal, continuando a escrever sua história através da coragem e dedicação daqueles que oferecem sua vida para fazer da antiga “Tenda Catedral” um rebanho missionário.

Hoje a MEPB encontra-se em 21 estados brasileiros e faz um excelente trabalho não apenas na plantação de igrejas, como na área de ensino teológico (Seminário Teológico Pentecostal do Ceará e Seminário Teológico Harland Graham, em Fortaleza-CE e Natal-RN); e no ensino secular, através do Centro Educacional A Seara, também na cidade do Natal. Desenvolve, ainda, um trabalho assistencial através de seus departamentos nacionais e estaduais de Educação Teológica e secular, através do Barco “Missionária Ethel Matson”, assistindo às populações ribeirinhas do Rio Negro, no Amazonas. Para a Missão, sua visão e ação evangelizadora estende-se não só ao Brasil, mas, a outros países. De modo que, hoje, já estamos entre etnias indígenas e também nos continentes africano, europeu, asiático e americano.

Pr. Manoel Soares Filho
Historiador da MEPB

Culto de Celebração

Uma grande multidão, desde os Estados Unidos, perpassando por vários estados do Brasil, todo o Concílio Nacional, pastores, líderes, membros e congregados da MEPB, lotaram o grande Teatro Manauara, neste histórico dia 22 de novembro de 2019. Segunda e terceira geração dos fundadores, irmanados aos jovens obreiros e novos crentes, todos em uma só voz, louvando e bendizendo o nome daquele que vive e reina para sempre; Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO!

Muitos foram homenageados, reconhecidos e honrados, porém, toda glória foi para o nosso DEUS. Parabéns ao Pastor Pacheco e ao Campo do Amazonas. Foi uma linda festa de gratidão. Obrigado Pastor Terrence Proctor pelas pregações inspiradas. Com "orgulho" afirmamos; FAZEMOS PARTE DESSA MISSÃO, fazemos parte dessa história. 80 anos da nossa MEPB!



TEASER

Teaser MEPB 80 Anos.mp4
Um resumo de como foram os dois dias de celebração pelos 80 anos da nossa igreja MEPB.



Reunião de DIRETORES E SUPERINTENDENTES DA MEPB na sede da Sociedade Bíblica do Brasil, em Manaus.

Em pé da esquerda para direita:

Pr. Tertuliano Augusto Viana (BA) - Diretor Dep. Nacional de Patrimônio
Pr. Marcos Alexandre Vieira Sena (PE) - Diretor Dep. Nacional de Mocidade
Pr. Antônio Natalício de Souza (CE) - Diretor Dep. Nacional Masculino
Prª. Yeda Maria Lima Cruz (PE) - Secretária Nacional
Prª. Luana de Cássia Santos (RN) - Tesouraria Nacional
Prª. Maria de Fátima Sobrinho Monteiro (PB) - Sec. Executiva de Missões
Pr. José Azemar Luna Sales (RN) - Presidente Nacional
Pr. Antônio Reginaldo da Silva (CE) - Vice-Presidente Nacional
Prª. Ronny Matos B. Moreira (RN) - Diretora Dep. Nacional Feminino
Pr. Cesário de Paula Conserva Junior (PB) - Diretor Nacional de Educação Cristã e Secular
Pª Edna Maria Barroso (CE) - Diretora Dep. Nacional de Assistência Social

Sentados da esquerda para direita:

Pr. Nelson Monteiro Silva - Sup. Regional da PB
Pr. Luiz Leonardo de Lima - Sup. Regional de PE/AL
Pr. Júlio Augusto Barreto Neto - Sup. Regional do RN/PR
Pr. Flávio José de Souza - Sup. Regional do CE
Pr. José Gerardo Teixeira - Sup. Regional do PA/TO/AP
Pr. José Pacheco Pessoa - Sup. Regional do AM/RO
Pr. Alcione Leite Guimarães - Sup. Regional do PI/MA
Prª. Benedita Betislane Siqueira Viana - Sup. Regional da BA/ES
Pr. Ismar Marques de Lima - Sup. Regional de SP/RJ